Os tecidos em ligamento sarja são muito resistentes e ao mesmo tempo confortáveis e ideais para uniformes nos mais diversos segmentos da indústria.
A Têxtil São Sebastião oferece uma linha de tecidos voltada para uniformes. Trata-se da linha Workwear, composta por tecidos em sarja 100% algodão de diversas gramaturas. (Acesse aqui).
Abaixo explicamos um pouco melhor o processo de tecelagem e o que torna o tecido em ligamento sarja um dos mais indicados para uniformes resistentes, seguros e confortáveis.
Tecido plano – Processo de tecelagem
O tecido é formado por meio do entrelaçamento dos fios, da trama e do urdume conforme a imagem abaixo.
O processo tem três passos:
1. Abertura da cala: Formar a manta do urdume fazendo duas camadas, uma mais baixa e uma mais alta.
2. Inserção da trama: Por baixo da manta do urdume ou por cima da manta do urdume.
3. Batida do pente: Quando o tecelão ou a máquina junta os fios da trama que foi inserida. A abertura da cala é o que define o ligamento do tecido, ou seja, o ligamento (ou padrão) do tecido é definido de acordo com a escolha dos fios que vão estar na camada mais baixa e na camada mais alta do urdume.
Existem diversos ligamentos básico de tecelagem que agregam características próprias aos tecidos. Entretanto neste momento iremos tratar apenas do ligamento sarja.
Tecido 100% algodão em ligamento sarja
O ligamento sarja tem uma repetição mínima de três fios de urdume e de trama, formando uma diagonal.
O entrelaçamento diagonal é bem mais firme que o ligamento tela. Essa firmeza também deixa o ligamento sarja mais resistente a sujeira, líquidos e a cortes. Com o tratamento correto este tecido proteger contra queimaduras, arco elétrico, respingo de produtos químicos, entre outros. Além disso é um tecido que possibilita que a pele respire melhor e não é áspero a pele.