O campo da tecnologia têxtil vem se ampliando e abrangendo áreas diversas que, no século XIX, jamais seriam chamadas a trabalharem juntas para a produção de tecidos. Mas, para que isto se tornasse possível no mundo moderno, foi necessário que diversos acontecimentos
inesperados formassem a teia dessa história. Sem diretamente abordar a questão sob a ótica da “tecnologia têxtil”, devemos reconhecer que está se insere num universo ainda maior: o dos produtos têxteis.
A publicação do livro Tecidos: história, tramas, tipos e usos, de Dinah Bueno Pezzolo, ajuda a apresentar a um público variado, e não somente especializado e técnico, importantes questões ligadas à produção dos tecidos e de produtos têxteis diversos. Através de seus capítulos podemos acompanhar o desenvolvimento dessa história dos tecidos e do uso de fibras naturais e químicas, inseridos no processo de formação de um sistema chamado moda, que pode estar presente em diversos segmentos, seja, a moda casual ou industrial, focada na produção de tecidos para uniformes com padrões de qualidade, durabilidade e segurança pré-estabelecidos.
O livro está dividido em 15 capítulos, acompanhando desde a origem e evolução dos tecidos, com suas variedades de algodão, lã, linho, seda e fibras artificiais. Dedica-se, ainda, ao desenvolvimento da tecelagem e beneficiamento têxtil, como tinturaria e estamparia, além de contar com glossário e bibliografia sobre o tema.
Nas suas origens, a autora nos mostra como o processo variou de um continente ao outro, de uma cultura à outra e envolveu áreas como ciências, mecânica e arte. Da possibilidade de cultivo das fibras à formação das indústrias têxteis, os tecidos marcam presença e se colocam como meio intermediador da aproximação, comércio e troca entre diversos povos.
Através do estudo realizado sobre as fibras de algodão, linho, lã e seda seguimos a história de seu cultivo, produção e industrialização desde a Antiguidade, incluindo a análise de particularidades culturais de produção geograficamente diversa, climas, mercado, produtos específicos, estamparia e comércio, com informações detalhadas, ainda, sobre o processo brasileiro.
A autora apresenta, ainda, a trajetória das indústrias têxteis brasileiras e a criação de importantes polos de produção e distribuição no país.
Uma publicação indispensável para quem já está no segmento ou quer fazer parte dele.