O que difere um tecido de alta qualidade? Muita gente, sejam consumidores ou confecções, tem essa dúvida na hora de comprar uma roupa ou de valorar preços. Será que aquele tecido ou roupa linda realmente vale o tanto que cobram? Não há nada pior que comprar um tecido ou roupa cara e perceber que ela não durou mais que uma temporada ou que o tecido não resistiu ao processo de confecção na máquina de costura. Por isso, esse artigo vai explicar um pouco mais sobre as diferenças de um tecido de alta qualidade e um tecido de baixa qualidade.
Os tecidos são compostos por fibras têxteis, que podem ser naturais ou sintéticas. Essas fibras são macromoléculas filamentosas que ficam naturalmente retorcidas umas sobre as outras. O que vai diferenciar o tecido é a maneira como essas fibras se comportam.
Os tecidos de alta qualidade apresentam essas fibras de forma estiradas e alongadas, o que prolonga sua vida útil. Já o tecido de baixa qualidade apresenta essas fibras de uma forma desordenada e mais curta.