Produção Brim - Têxtil São Sebastião
Têxtil São Sebastião
A Têxtil São Sebastião foi fundada em 1967. Naquela época, oferecíamos soluções têxteis para a indústria. Quase cinquenta anos se passaram, e durante esse período, investimos muito em tecnologia e diversificamos nosso mercado. Hoje, além das já tradicionais soluções para indústria, produzimos também tecidos para moda e brim de alta qualidade para a fabricação de uniformes profissionais, vendendo diretamente para as confecções.
Nosso Blog

Se você tem uma confecção, gerencia a logística de uniformes de uma empresa ou tem alguma outra ligação com a indústria têxtil, acompanhe nosso blog. Constantemente publicamos matérias que podem facilitar o seu dia a dia.
Para receber nossas atualizações em seu e-mail, cadastre-se aqui.


Como tirar manchas de uniformes de trabalho

Como tirar manchas de uniformes de trabalho

Tirar manchas de uniformes profissionais nem sempre é uma tarefa fácil. Além disso o tecido pode sofrer um desgaste precoce as diversas lavagens e produtos para tirar manchas.

Lembre-se que tecidos de qualidade são fundamentais para a confecção de uniformes de qualidade que vão resistir a estes processos e ainda manter a segurança e identificação da empresa e dos funcionários.

Entre em contato com a Têxtil São Sebastião e obtenha os melhores tecidos para uniformes e tecidos para confecção de moda.

Como tirar manchas

Ao usar qualquer solução para tirar manchas de roupas ou tecidos, convém fazer antes um teste numa pontinha mais escondida da roupa para ver o resultado, se o tecido desbotar, depois de usado o produto, ou tirada a mancha, é só lavar o ponto atingido com uma mistura de duas partes de água e uma de vinagre. Ao limpar a mancha de um tecido, procure estender a parte manchada sobre uma mata-Borrão ou um outro tecido para que o líquido empregado na limpeza não se espalhe muito. Se ficou um círculo em volta da mancha já tratada, convém estender esta parte esticada sobre o vapor de água fervendo. Após o uso de amoníaco ou de outro ácido para eliminar uma mancha, é necessário lavar bem a mancha, logo em seguida à operação.

Todos os tecidos aqui não especificados são de cor branca ou de cores firmes. Antes de usar qualquer produto tira-manchas use primeiramente sobre o local um pouco de sal umedecido; isso facilitará sua remoção.

ÁCIDOS – Usar uma solução de 1 colher (sopa) de amônia para 3 colheres (sopa) de água; passar com uma esponja sobre a mancha.

O bicarbonato de sódio também servirá.

BOLOR – Ferver o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau; ou então, usar a própria água em que se ferveu o bacalhau. Também desaparece aplicando uma mistura de 1 parte de amoníaco para 16 de água.

CAFÉ – Se for café derramado na hora, nada melhor do que lavar imediatamente com água bem quente ou fervendo. As manchas antigas são removidas usando um pano molhado em glicerina, deixando ficar por meia hora. Em seguida, lavar com água quente e sabão. Enxaguar com água pura. Pode-se também esfregar uma pedra de gelo pacientemente sobre a mancha, até ela sumir; se possível, colocar antes, por debaixo da mancha, um paninho para absorver o líquido. As manchas de café também desaparecem esfregando-se sobre elas um pano embebido numa mistura de álcool e vinagre branco. Depois é só deixar secar. Em tecidos de cor: Dissolver 1 gema de ovo em um pouco de água morna, juntar 1 colher (chá) de álcool 90 graus; embeber um pano ou algodão nessa mistura e ir esfregando na mancha até desaparecer.

COLA – Ela se dissolverá facilmente se o lugar manchado ficar de molho por algum tempo – em água fria ou quente.

FERRUGEM – Pode escolher qualquer dos seguintes processos:

1 – Aplicar no local sal e suco de limão, expondo o tecido ao sol.

2 – Esfregar leite azedo.

3 – Cortar um limão ao meio, colocar o local da mancha sobre o limão e passar o ferro quente sobre a mancha. Lavar em seguida.

4 – Passar sobre elas uma mistura de suco de limão e 1 colherinha de bicarbonato.

5 – Esfregar no local cremor de tártaro, deixando agir ali por 2 horas. Depois, lavar com água. Repetir se necessário a operação.

Ou fazer a seguinte mistura: para cada 8 partes de água 1 de ácido oxálico e 1 de suco de limão. Aplicar sobre a mancha. Em seguida, colocar a parte manchada sobre um recipiente alto contendo água fervendo, esticar bem o tecido para que ela receba este vapor. A mancha vai desaparecer logo. Lavar com água e sabão.

GORDURAS – Se o tecido puder ser lavado na hora, lave-o com água quente e detergente. De um modo geral, essas saem com benzina, elas saem facilmente embebendo-se uma escova de roupa na mistura de água e amoníaco e passando sobre a mancha. Em seguida repetir a operação – desta vez embebendo a escova na solução de água e vinagre. Se quiser tentar, passe apenas amoníaco sobre a parte afetada e, logo em seguida, lave com água morna. Um ótimo processo é esfregar, sem perda de tempo, um pedaço de cebola, colocando um pano por baixo da mancha. Em seguida, lavar com água fria.

Mas, se não for possível usar os meios citados, na mesma hora em que a gordura cair no tecido, coloque bastante talco sobre a mancha, deixando por muitas horas. Escove e esfregue com um pano limpo embebido em água quente.

Se o tecido manchado de gordura for muito delicado aplique sobre uma mancha uma pasta feita de magnésia e benzina, deixando ficar por muitas horas ou até que a pasta esteja seca. Depois, escovar.

Saiba que o éter, a benzina, a gasolina e o querosene são ótimos removedores de gorduras.

Mas, para sua tranqüilidade, o melhor mesmo é ter em casa um preparado para tirar manchas na hora H.

Então, aqui vão duas receitas:

1 – Dissolver uma barra de sabão em amônia líquida, o suficiente para tomar a consistência de xarope. Guardar em vidro bem fechado.

2 – Misturar 4 colheres (sopa) de vinagre branco; 4 colheres (sopa) de álcool retificado e uma colher (sopa) de sal de cozinha. Também guardar em vidro bem fechado.

Esses preparados limpam a roupa num instante.

GRAXA – Primeiro retire o excesso com uma lâmina; em seguida, passe benzina.

MOFO – A água onde se cozinhou uma boa porção de folhas de pessegueiro é ótima para se tirar manchas de mofo.

A parte esverdeada que fica no tecido é retirada com água e sabão.

Se o tecido for lavável pode molhar bem com leite cru e deixar exposto ao sol.

Pode substituir o leite por limão.

Lavar depois com água e sabão e pendurar num cabide, ao sol.

Outro processo é enxaguar o local molhado (ou tecido), com 1 colher (sopa) de amoníaco para cada 2 litros de água; ou ferver 5 litros de água com 5g de amoníaco.

Também é bom esfregar as manchas com um pano molhado na seguinte solução: 5 colheres (sopa) de água oxigenada, 1 colher (sopa) de amônia e 20 colheres (sopa) de água.

Depois de mancha ter saído, lavar bem com água e sabão.

Algumas manchas de mofo que aparecem com pontinhos pretos são muito difíceis de sair; mas experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando ficar por muitas horas. Depois, lave normalmente.

Quando o mofo for avermelhado mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá. Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo. Depois, enxágue e exponha ao sol para coarar um pouco. Em seguida, enxágue novamente e ponha para secar.

O mofo em roupa branca sai facilmente fervendo-a numa solução de 5 litros de água e 5g de amoníaco.

Em tecidos de cor basta mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Em seguida, lavar o local com água morna e vinagre branco.

Tecidos de tropical e lã, é preciso expô-los ao sol. Quando estiver bem quente, escovar com uma escovinha umedecida em álcool, no direito e no avesso. Em seguida, passar com ferro quente, protegendo o tecido com outro pano.

NICOTINA – É eliminada lavando o tecido numa solução em partes iguais de amônia líquida e glicerina. Em seguida passar, apenas no lugar manchado, um algodão embebido em álcool. Pode-se também usar o suco de limão para se tirar manchas de nicotina. Basta pingar um pouco no local e friccionar com um pano.

Depois enxaguar em água pura.

ÓLEO DE MÁQUINA – Passar no local um pano molhado na mistura de água com um pouquinho de amônia. Depois, passar água pura.

SANGUE – Nunca empregar água quente quando a mancha for recente ou para retirar o grosso da mancha for recente ou para retirar o grosso da mancha, pois isso a fixaria ainda mais, tornando difícil sua remoção. Ela deve ser retirada antes de secar. Lavar com água fria e sabão. Se a mancha persistir, misture água fria com sal de cozinha e 5% de amônia.

Outro processo é empregar água oxigenada de 20 vols. Em seguida, enxaguar com água pura. Mas bom mesmo é esfregar uma pedrinha de gelo, até a mancha sumir. Se a mancha for muito antiga e não sair com nenhum desses processos (o que duvidamos), use ácido tartárico ou um pouco de amoníaco na proporção de 1 colher (café) de amoníaco para cada 200 g de água.

SUOR – Deixar as roupas laváveis de molho numa solução forte de água salgada ou molhar o local atingido com uma solução de água com gotas de amoníaco. Você não precisa lavar toda a roupa só para tirar a mancha de suor embaixo do braço; basta passar no local afetado um pano limpo embebido numa solução feita em partes iguais de álcool e amoníaco. Em seguida, limpar com água quente e deixar secar à sombra. Antes de passar a ferro o local que esteve manchado, proteja-o com um pano, que é para não amarelar.

TINTA DE CARIMBO – Tira-se essa mancha usando uma mistura de suco de limão e sal.

TINTA DE ESCREVER – Para remover essas manchas use leite frio ou sumo de limão fresco.

Se tiver o Líquido de Daken em casa, pode aproveitá-lo para tirar essas manchas mas, logo em seguida, lave com água e sabão.

As de tinta vermelha saem umedecendo o local com a solução de álcool e ácido nítrico.

MANCHAS DIFÍCEIS DE SAIR – Essas manchas, que parecem um bicho-de-sete-cabeças, se dissolvem facilmente, principalmente se o tecido for de cor clara. Basta aquecer um pouco de glicerina e, com uma esponja (ou pano) esfregar sobre a mancha, deixando descansar por 5 minutos. Lave depois com água fria contendo um pouquinho de álcool.

MANCHAS NÃO-ESPECIFICADAS – Aplicar a mistura de amoníaco, éter, vinagre e aguarrás.

CONSELHO – Sempre que for tirar uma mancha (não quando lavada), aplicando ou esfregando os produtos tira-manchas indicados, coloque antes um pano seco do lado do avesso, bem embaixo do local da mancha para chupar o líquido, facilitando assim a sua retirada. Lembre-se também de usar luvas para proteger sua pele.

UMA SUGESTÃO – Se encontrar dificuldade para retirar uma mancha (não sendo gordura) por falta dos produtos recomendados, lance mão de uma pedra de gelo e esfregue pacientemente sobre ela; o gelo é um ótimo tira-manchas e, quem sabe, irá resolver seu problema.

Share